terça-feira, 6 de abril de 2010

As pessoas boas devem amar seus inimigos

Como o amor pode estar associado a comportamentos e não sentimentos?

"As pessoas boas d
evem amar seus inimigos", dizia o bom e velho mestre, Seu Madruga.
Porém, como isso é possível? O amor que imaginamos é associado a sentimentos que adquirimos com a convivência e com a sensação de bem-estar que temos ao lado de alguém. Se
um sujeito é meu inimigo, é porque não consigo gostar dele, então só consigo amá-lo se eu for um santo, certo?
Errado.


Ele entende o que eu quero dizer

Vou utilizar aqui uma referência religiosa que pode explicar para alguns o que querem dizer com "amar aos inimigos", a Bíblia.

O Novo Testamento foi originalmente escrito em grego, e os gregos tinham muitas palavras que se referiam a "amor":
Eros, da qual se deriva a palavra erótico, referente aos sentimentos baseados na paixão ou na atração sexual;
Storgé, ou seja, afeição;
Philos,
que quer dizer fraternidade e amor recíproco;
Agapé, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha.

Quando Jesus se referia a amor nas escrituras, usava a palavra agapé, ou seja, um amor que não é baseado em emoções. Olhando por esse lado, fica muito mais fácil entender como amar aos inimigos, não? Afinal, seria realmente difícil controlar os sentimentos por alguém que não nos agrada, porém, podemos tratar essa pessoa respeitosamente, se comportar bem perante a ela, mesmo sem gostarmos dela.

Podemos não gostar daquele cara chato do trabalho, que sempre incomoda aos outros e é grosso, ele é nosso inimigo. Mas podemos amá-lo. Como? Tratando-o bem, independente de quem ele é, sendo paciente, gentil, tolerante, apesar de ele não ser o mesmo.
Não parece fácil, e não é mesmo. Porém é um esforço necessário para que o mundo ao nosso redor melhore aos poucos. Devemos ser respeitosos, até mesmo com quem não parece merecer.

O Seu Madruga tenta viver bem em uma vila com sua filha pirracenta, com um cara que vive cobrando o aluguel, uma velha briguenta com um filho mimado, uma mulher mais velha ainda que não larga do pé dele e um moleque bagunceiro que mora em um barril. E ainda diz que devemos amar aos nossos inimigos! É difícil, mas ele se esforça.

Pode parecer até brincadeira por eu usar aqui um personagem da série Chaves, mas o assunto é sério. Vamos tentar viver bem com aqueles que estão a nossa volta. A essência do amar ao próximo está aí.




Abraços do Canhoto Vegetariano!
Eu amo vocês.


Nota: Esta postagem possui algumas informações retiradas do excelente livro O Monge e o Executivo de James C. Hunter. Recomendo muito aos leitores do nosso blog!


7 comentários:

Unknown disse...

aaa cara amar o proximo é importante mais o maximo q posso fazer por meus inimigos é respeitalos com tal.Acerdito que o mundo é dos espertos e acredite ele não iria pensar duas vezes antes de te passar a perna......olha o seu madruga e ta porrada no chaves só pra ouvi as gargalhadas gravadas.....alem de ele NAO pagar aluguel..porem respeio sua determinação.....
Bem amar o inmigo é dificil mano ,apesar de na cabeça ser simples na pratica é dureza, bem torço pra todos se esforçarem mais manterei minha posiçao de respeito perante a eles e nada mais

Rafael Frozen disse...

Bela postagem pai o/

e instrutiva tbm xD

Não sabia que amar os inimigos verdadeiramente era possivel xDD

DanEzq disse...

Pedro, respeitar alguém é essencial pra alcançar o amor ao próximo citado no post.
Porém, amar não quer dizer ser trouxa. Tratar bem aos outros não significa deixar ser passado pra trás. Significa ser bom com eles, e não ser idiota.

Obrigado por lerem ao blog! Continuem nos acompanhando e comentando.

Alessandra disse...

Achei mto bacana o post...apesar de nem sempre conseguir fazer isso, eu acho mesmo que o mais certo é tentar respeitar as pessoas que nos atingem negativamente...Amei o blog Dan!!
Continue escrevendo pq faz tão bem!
;)
Bjocas!

Caio disse...

Boa postagem cara.

Amar o próximo com esse significado de amor é muito true. Gostei mesmo do post irmão \o.

Continue assim ou, se possível, melhorando sempre (Y)

Abração _o_

Anônimo disse...

Acompanhando incognitamente.

João *u* disse...

Eu convivo com o Santos. Aprendam comigo.

Postar um comentário