segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aproveitando os morangos

Qual o verdadeiro significado de carpe diem? Como aproveitar realmente todos os dias como se fossem o último de nossas vidas?



Como arroz e feijão é feita de grão em grão, nossa felicidade... ♪ Teatro Mágico é muito bom.

Atualmente, carpe diem virou moda. A tradução literal dessa expressão significa "colha o dia", um resumo de "colher as coisas boas do dia".
No entanto, a maioria das pessoas confundem o significado dessa ideologia crendo que deve-se fazer de tudo o mais rápido possível, até as coisas mais absurdas as quais vocês já podem imaginar. Isso não é carpe diem, é um equívoco.

Se eu pudesse descrever como interpreto aproveitar os dias eu usaria aquela famosa parábola budista, onde um homem sendo caçado por um tigre, desceu por um rochedo e se segurou em um arbusto para não cair e, enquanto o arbusto se desprendia das rochas aos poucos, o homem olhou para uns morangos silvestres que ali estavam, pegou alguns, os apreciou e comeu. O final trágico da história já podemos imaginar, mas qual a importância do final, se ali haviam bons morangos?


O que quero dizer é: A única certeza que temos nessa vida, é que um dia vamos morrer. Não há como ir contra isso. Porém, se vivermos nos preocupando, afundados em pensamentos supérfluos e em ambições geradas pelo nosso materialismo e a correria rotineira, perderemos os momentos simples da vida. Deixaremos de aproveitar os morangos, aqueles simples instantes com grandes significados, que nos mantém vivos em espírito, os realmente importantes em nossa breve existência.


Um filme que fala um pouco de aproveitar a vida, Sociedade dos Poetas Mortos.

A alegria se encontra nas coisas simples: Nos pássaros cantando de manhã, no bom dia dados pelas pessoas à sua volta, no sorriso da pessoa amada, nas risadas que você dá com seus amigos, quando você lê tranquilo um bom livro.
Se perdêssemos e não aproveitássemos todos esses momentos e lembranças, qual valor a vida teria para nós? Os momentos marcantes vivenciados todos os dias são aqueles que nenhum ladrão poderá nos roubar e são justamente os nossos bens mais preciosos.

O segredo para aproveitar todos os dias como se fossem os últimos não é fazer tudo apressadamente. Pelo contrário, é desacelerar e observar com um olhar mais romântico como as pessoas e os momentos simples fazem diferença em nossas vidas. Claro, devemos cuidar dos nossos problemas e do nosso bem-estar, porém, não podemos de maneira alguma nos identificarmos exclusivamente com essas questões.



Carpe diem, leitores. Mas não da forma que têm dito por aí.
A alegria está ao nosso lado, é só pararmos pra observar.

Abraços do Canhoto Vegetariano!

Ps: Estou muito satisfeito com o número de comentários que vocês estão dando a cada postagem! Continuem comentando e se gostam do que escrevo, recomendem o blog para amigos e familiares. :D
Lembrando a vocês que eu sempre deixo enquetes ali no canto superior direito do blog, para saber mais sobre a opinião dos leitores. Há também como assinar o feed do CV, em caso de dúvidas sobre Feed, leiam o tutorial sobre ele aqui no blog.
Por último, se querem sugerir posts ou fazerem quaisquer tipos de perguntas, podem falar por aqui no formspring: http://www.formspring.me/danezq



Aquele abraço (de novo)
!

5 comentários:

Shardik disse...

aha! primerao!

eh cara, falou bastante nesse também...
eh ate engraçado ver suas ideias batendo com as minhas.. eh bom ver q existem pessoas, mas novas do que eu, que tem essa ideologia e essas visoes sobre as coisas da vida ainda...
fazer oq ne, semelhantes se andam com semelhantes.. num eh atoa o 'por que' do grupo se manter com aqueles que estão la ainda!

eee PORRA, pq n uso 'os opostos se distraem e os dispostos se atraem' no post sobre o 'eu te amo' ?? hehehe eh uma das frase mais perfeitas q ja ouvi na minha vida!!

xD
abraço!

Cry disse...

Porra Fish! Novamente, muito bom cara!
Eu tbm gosto de usar esse estilo de vida de que se alguma coisa ruim te acerta vc deve mesmo assim tentar achar o lado bom de tudo! É importante nao ficar remoendo uma coisa que jah aconteceu, e sim aprender com a situação, mas sempre buscando coisas boas!
É isso ae cara! Muito bom mesmo! E parebens pelo blog!
Abraçao manoo!

Nanda disse...

Nossa, lindo lindo...
As pessoas realmente confundem e não sabem parar pra reparar nos que estão ali do lado... Elas sempre querem mais e mais e ainda mais rápido...
Lógico que não podemos parar e ficar apreciando e esperando, porque nada na vida vem sozinho. Mas porque apressar tanto as coisas, porque não apreciar uma por uma as coisas conquistadas?
To amando seus textos, e digo que alguns já até me ajudaram...
Beijos

João disse...

Eu já tinha escrito um texto sobre carpe diem, que falava de sexo e frustração. Você entende. Mas finalmente ler alguma coisa a respeito que não me lembre dessa merda foi aliviante. E muito troo o jeito que você pensa, vou lembrar pra sempre desse treco dos morangos.

Mesmo D8

DanEzq disse...

Gostando muito dos comentários galera :D
Valeu!
Nanda, fico feliz de que eu já tenha te ajudado por aqui, mesmo sem saber como! Acho que no fundo o objetivo dos textos eram esses mesmo, de ajudar.
João, me manda depois esse seu texto?
Átila, vou usar mais músicas do OTM nos posts. Mas na época do post sobre o amor eu não tive a ideia de usar nenhuma música deles! Mas era uma boa :P
Cry, valeu pelos elogios! Depois vamos marcar o esquema que a gente tinha combinado.

Abraços!

Postar um comentário